Maioria da clientela do gênero é composta por profissionais liberais, que buscam bom custo benefício e praticidade
As motos escolhidas por elas variam entre as que possuem potência de 125 e 150 cilindradas. A praticidade em relação à dirigibilidade e a facilidade de estacionamento são alguns dos fatores que têm levado maior número de pessoas do sexo feminino a adquirir motocicletas.
Boa parte das mulheres que hoje fazem parte do mundo das duas rodas possui perfil independente. Na maioria dos casos, realizam trabalhos autônomos e necessitam da moto para deslocamentos mais rápidos, evitando, desta maneira, atrasos devido ao trânsito intenso observado durante a maior parte do dia nas vias públicas próximas ao centro da cidade. Vendedoras, advogadas, dentistas, médicas, profissionais liberais, diaristas, entre outras trabalhadoras, fazem parte deste grupo já fidelizado pelas concessionárias.
Aproximação
O crescimento deste nicho de clientes é tão bem avaliado que já há empresas buscando especialização para melhor atender à clientela. A Ares Motos, líder absoluta na venda de motos Honda em toda a região do Cariri, por exemplo, prepara-se para realizar a contratação de uma mecânica de motos. A intenção é garantir que as clientes da empresa sintam-se mais à vontade na hora de discutir algum assunto referente ao veículo que estão adquirindo ou, então, no momento de uma revisão.
"No primeiro semestre nós oferecemos um curso de mecânica de motos exclusivo para mulheres, pensando, justamente, em oferecer um serviço diferenciado às nossas clientes. Vamos implantar, durante estes próximos seis meses, várias novidades que serão direcionadas especificamente para este público. Nós próximos dias abriremos um processo seletivo para contratação de uma mecânica para que possamos oferecer um serviço único na região e, claro, um toque de maior delicadeza nas motocicletas das nossas clientes", informa Josemir Lima, gerente regional da empresa.
Escolha
Segundo ele, o público feminino é mais exigente na hora da compra. Além de observar todas as características da moto escolhida, a mulher também demonstra extremo cuidado em relação às questões de custo e benefício que o equipamento pode oferecer. "Existem diferenças em relação à compra de motocicletas por mulheres. Elas parecem ser mais observadoras, questionam mais, e isso acaba gerando uma relação diferente entre empresa e cliente, uma relação de confiança", avalia Josemir.
Entre as questões feitas pelas mulheres na hora da compra da moto, a potência do motor, segurança no ato da pilotagem, preço de revenda e consumo por litro de combustível são sempre as mais levantadas. "Acredito que pela própria essência do gênero, nossas clientes levantam questionamentos que muitas vezes não são realizados pelo público masculino. E não são perguntas feitas por curiosidade. As mulheres querem saber como funciona e como podem ser beneficiadas. É uma atitude extremamente correta", ressalta Josemir Lima, que espera para os próximos meses uma participação ainda maior desse nicho na comercialização de motocicletas.
"Nossa perspectiva na Ares Motos é que o público feminino seja ampliado até o final do ano. Espero que as vendas para este tipo de consumidor cresça, em média, cerca de dez por cento até o final de dezembro", conclui o gerente do estabelecimento.
30%
É o percentual de clientes do sexo feminino das revendas de motos em Juazeiro. Gerente de uma loja do setor revela que elas são mais cuidadosas do que os homens no momento da compra.
Fonte: Diário do Nordeste
Fonte: Diário do Nordeste

Comente com o Facebook: