A lista dos melhores da região

O que você gosta de ouvir!

Ultimas notícias

Candidatos "puxadores de voto" reforçam coligações no Ceará

A presença dos “puxadores de votos” em coligações eleitorais é determinante para garantir a representatividade dos partidos nas Casas Legislativas. No Ceará, nomes como o da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), do vereador Capitão Wagner (PR) e do deputado federal Domingos Neto (Pros) – filho do vice-governador do Estado, Domingos Filho – além de garantirem a própria eleição, podem ser capazes de sustentar a de outros candidatos com menos representatividade.


Isso é possível porque, diferentemente da eleição majoritária – em que o candidato a presidente, governador ou senador vence com 50% mais um dos votos válidos – a eleição proporcional requer procedimento distinto de contagem de votos. Para 2014, fizeram pedido de registro de candidatura, na Justiça Eleitoral, 553 nomes para deputado estadual e 196 para federal. Em 2010, foram 603 para estadual e 154 para federal.

A quantidade de votos que uma legenda ou um candidato específico pode atrair para a coligação é um dos fatores decisivos para fechar as alianças. No caso do PT, Luizianne Lins é cotada como candidata a deputada federal responsável por puxar votos para o partido, segundo o presidente da sigla, De Assis Diniz. Além dela, o PT conta com o atual deputado José Guimarães que, em 2010, foi o segundo mais votado para a Câmara dos Deputados, atrás apenas de Domingos Neto, com 246.591 votos, que disputará a reeleição.

Partidos cearenses apostam numa média de 100 mil votos para eleger um deputado estadual, e de 200 mil para os concorrentes a cargo federal neste ano.
Estaduais

No âmbito estadual, a aposta para “puxador de votos” no PR, coligado com PMDB, PSDB, DEM e PRP, é o vereador Capitão Wagner Sousa, de acordo com o presidente do partido Lúcio Alcântara – o qual chegou a ser cotado como candidato. Em 2012, Wagner foi o vereador mais votado de Fortaleza, com 43.655 votos, e ajudou o PR a eleger outros dois vereadores: Adelmo Martins e Márcio Cruz, ambos atualmente no Pros.

O PSol, que em 2010 obteve votações expressivas, mas não alcançou o número mínimo de votos para emplacar um parlamentar, acredita que com uma estrutura maior de candidatos para os diversos cargos poderá angariar votos suficientes para eleger até dois candidatos para deputado estadual, segundo o vereador João Alfredo. O parlamentar disputará eleição junto com o advogado Renato Roseno que em 2010, quando concorreu a deputado federal, obteve mais de 100 mil votos, mas não se elegeu por conta do coeficiente eleitoral.

Fonte: O Povo

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Deixe seu recado!









Receber todas as atualizações através do Facebook. Basta curtir nossa FanPage.